A convite do Centro Cultural São Paulo para participar da ultima edição da mostra feminino/masculino na dança, iniciei a revisita do meu primeiro trabalho como criador em dança, o solo PRESSA (1998).

Convidei o jovem criador Leandro Berton para uma “remontagem”. Aceitei o convite sabendo que não poderia acessar o solo de 11 anos atrás tal como ele era. Por algumas razões: porque se trata do Leandro no palco; porque naquele contexto eu estava ocupado com outras questões, com outras estéticas; porque o modo como venho trabalhando ultimamente me mobiliza repensar, reformular e arriscar ideias.

Resolvemos, então, priorizar e valorizar o no nosso encontro inaugural e, assim, encaramos esta oportunidade como uma ferramenta para gerar algo novo, tendo o “original” como parâmetro e ponto de partida.

Não chamamos nosso processo de remontagem, chamamos de revisão de ideias.
E, é dai que vem o título do novo solo.

de 28/5 a 7/6
Programa
Quinta a sábado, às 21h, domingo às 20h
entrada franca
Sala Paulo Emilio Salles Gomes

O SOLO PRESSA:
Desenvolvido com o apoio de uma bolsa de pesquisa de criação concedida pela REDE Stagium em 1997, o solo Pressa, de Cristian Duarte, recebeu prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA (1998) e Funarte (Mambembe 1998). A remontagem deste solo em 2009 conta com a colaboração e performance do jovem criador Leandro Berton.

ficha técnica:

revisão e direção: Cristian Duarte
revisão e performance: Leandro Berton
iluminação: Cristian Duarte
figurino: Cristian Duarte e Leandro Berton

Pressa foi criado originalmente com o apoio de: REDE Stagium, Estúdio e Cia. Nova Dança
parcerias para a remontagem 2009: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro e CoLABoratório do Festival Panorama
produção: cristian duarte
Agradecimento: Leo Nabuco e Renato Paschoaleto.